ECONOMIA
Arielle Silva Pavesi – 1º Direito Noturno
a) Fazer a leitura do texto e anotar as principais ideias.
O texto discorre sobre as relações de cooperação e confronto entre o desempenho do judiciário e o funcionamento da economia. Seu principal objetivo é analisar como o desempenho da justiça pode afetar o desenvolvimento econômico. Para isso, conta com opiniões de magistrados e empresários; discutindo o papel do judiciário como instituição econômica e o impacto do judiciário no crescimento econômico. Mostrando alguns pontos importantes do Judiciário no funcionamento da economia, discutindo barreiras e uma reforma que seja capaz de tornar o judiciário eficiente, influenciando então, no desenvolvimento econômico, tornando a relação de Direito e Economia uma cooperação.
b) De acordo com o autor do texto qual seria a resposta mais adequada para a pergunta formulada no título do texto?
A resposta mais adequada seria cooperação. Pois, o problema do Judiciário afeta a Economia, o modo como o Judiciário funciona enquanto instituição econômica e o desenvolvimento econômico. Pois o mercado não se auto-regula; o mercado sofre influências de variáveis presentes no próprio funcionamento da engrenagem mercadológica e influências de variáveis externas, criando uma relação à interferência estatal no âmbito econômico, como também do Poder Judiciário. Entretanto, apesar de Direito e Economia serem uma relação de cooperação, a demora do judiciário se torna um problema tão importante quanto à chamada politização ou não – neutralidade do Judiciário, ou seja, uma proporção razoável de decisões judiciais não é tomada levando estritamente em consideração as normas em vigor.
c) A conclusão do aluno/aluna deverá conter a opinião do mesmo sobre o debate entre direito e economia.
A partir do entendimento do artigo apresentado, concluo que o direito é imprescindível para que a economia siga um rumo correto. Visto