Economia
1 – defina inflação, inflação de demanda e inflação de custos.
Inflação é um aumento contínuo e generalizado no nível de preços, é uma questão monetária, mas não se resume só a isso, ela representa um conflito distributivo em uma economia mal administrada.
Inflação de demanda é quando há o aumento generalizado nos preços devido a grande procura, ou seja, há muito dinheiro (e pessoas querendo consumir) para pouca mercadoria.
Inflação de custos é relacionada à oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, porém há um aumento no preço de produção, o que é repassado nos preços gerais. 2 – explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
São efeitos sobre a distribuição de renda (classes que dependem de rendimentos fixos tem grandes perdas), sobre o mercado de capitais (onde investimentos em capitais financeiros tem retração e há estímulo a investir em bens de raiz), sobre a balança de pagamentos (onde há um estímulo a importação e um desestímulo a exportação, diminuindo o saldo da balança comercial), sobre as expectativas (inibindo os empresários de fazer novos investimentos, o que pode afetar negativamente o nível de empregos) e sobre o pagamento de empréstimos e impostos (onde quem receberá perlo valor emprestado perde e os impostos podem ser prejudicados).
3 – explique qual o efeito provável de uma política de estabilização de preços sobre o grau de distribuição de renda. 4 – supondo uma economia com déficit público relativamente elevado, se o governo emitir moeda para cobri-lo, o que deve ocorrer com as taxas de inflação?
5 – quais as principais causas da inflação de demanda?
As causas são quando a demanda é maior que a oferta, quando faltam produtos nos mercados, ou seja, quanto mais empregos e renda, maior a probabilidade que ela ocorra. Isso também associado a não capacidade do mercado aumentar sua produção em conformidade com o aumento da renda. 6 – quais medidas devem ser tomadas para se