Economia
A Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo que a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Um dos problemas que a economia brasileira tem enfrentado é de uma elevada inflação, se bem que hoje já com valores menos elevados. Assim, o combate a esta se torna prioritário para qualquer política econômica, sendo a taxa de juro - o custo do dinheiro, uma das formas mais eficazes de combater o surto inflacionista. Existe inflação porque na globalidade do mercado a demanda é superior à oferta de produtos. Logo não havendo mercadoria para todos, os preços sobem! Assim, há que desmotivar o consumo (ou a demanda) tornando o dinheiro mais caro para que as pessoas não recorram ao crédito. Para isso eleva-se a taxa de juros. Por sua vez, também, as famílias sentem-se atraídas para fazer maiores poupanças em detrimento do consumo imediato, já que compensa depositar no Banco em vez de comprar as coisas muito caras. Com tudo isto a inflação vai descendo e a oferta e demanda global vão atingindo um novo equilíbrio. Baixando a inflação, a taxa de juros também já pode começar a descer, tornando o dinheiro mais barato e assim incentivando um maior investimento na economia, gerando produção e mais emprego. Mais uma vez, uma maior oferta global de bens vai fazer face ao crescimento da procura e gerar um equilíbrio mais saudável e sustentável na estrutura econômica do país, condição fundamental pra o seu desenvolvimento.
Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva, aos vários grupos da sociedade.
Agentes Econômicos
Os agentes econômicos são as famílias e as