Plano de negocios
Podemos definir Plano de Negócio como um documento de planejamento, elaborado de acordo com as necessidades de cada empreendimento, capaz de nos mostrar toda a viabilidade e estratégias deste, do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro.
Através deste conceito podemos perceber que esta ferramenta administrativa serve como um apoio ao empreendedor, independente de sua formação e de seu tempo de experiência sobre o seu empreendimento em questão. Porém, a razão principal de escrever um Plano de Negócio é que não conseguimos ver o negócio por inteiro. Cada empreendedor é especialista em alguma atividade. Portanto, o Plano de Negócio vem suprir esta dificuldade e mostrar o negócio de uma forma completa para empreendedor.
Outras razões para elaborar um Plano de Negócio podem ser constatadas, como:
▪ Validar a ideia de um novo produto ou serviço;
▪ Orientar a implantação de um negócio;
▪ Promover a sensibilização de potenciais parceiros;
▪ Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial;
▪ Diminuir a probabilidade de morte precoce dos empreendimentos;
▪ Capitalizar recursos junto aos investidores e ao mercado;
▪ Diminuir riscos;
▪ Identificar melhor os clientes, o mercado e as estratégias;
▪ Desenvolver uma empresa já existente;
▪ Lançar um novo produto ou serviço;
▪ Ser um instrumento de comunicação para diferentes públicos.
Incluir, de forma simples e fácil de encontrar, as respostas às principais dúvidas:
• Sobre o negócio em si: o que é o negócio (em uma frase!), quais produtos e serviços serão oferecidos, quais as razões que levam a crer que será atingido o sucesso, quais são as oportunidades (já existentes ou que serão criadas) que você percebe e pretende explorar.
• Sobre a administração: quem administrará o seu negócio? que experiência e formação essas pessoas têm? que qualificações busca para a equipe? quantos empregados precisará, quais suas