economia
A Globalização é um processo de integração econômica, social, cultural e política. Valoriza a flexibilidade e adaptabilidade, de maneira que aqueles que são menos capazes de adaptar-se a mudanças tenderão a sofrer desproporcionalmente os efeitos negativos da globalização. O avanço tecnológico é o principal causador desse fenômeno.
A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
Percebe-se que nos últimos anos, o ser humano vem sendo valorizado, pois as pessoas tornaram-se responsáveis por atingirem as metas e os objetivos empresariais, a fim de alcançar o sucesso. A maneira pela qual as pessoas se comportam, agem, trabalham, executam, melhoram suas atividades, cuidam dos clientes e tocam os negócios das empresas, varia em enormes dimensões.
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Administração de Recursos Humanos. Por Volta de 1950, as pessoas passaram a ser vistas como recursos que deviam ser administrados visando os objetivos organizacionais. Os departamentos de RH visualizavam as pessoas como recursos vivos e inteligentes e não mais como fatores inertes de produção.
Gestão de Pessoas. As pessoas não são mais vistas como recursos, mas como fonte de vantagem de competitividade. A Gestão de Pessoas tem como função relacionar os interesses da organização com os dos colaboradores, visando sempre o aumento da produtividade.
VANTAGEM COMPETITIVA
Para obter vantagem competitiva, as organizações precisam possuir algo que seus concorrentes almejem, mas não alcancem. Atualmente, o principal instrumento de competitividade é o homem, mas não a sua capacidade de realizar trabalhos físicos e sim a sua capacidade mental.
CAPITAL HUMANO
O capital humano é constituído de pessoas que fazem parte de uma organização, e o mesmo significa talentos que precisam ser descobertos, mantidos e desenvolvidos, mais do que isso, capital humano significa capital intelectual. É um capital invisível que é composto de ativos intangíveis. O capital