economia
O sistema financeiro: relação entre problemas sociais, conflitos e o endividamento popular.
SÃO PAULO
2013
O sistema financeiro: relação entre problemas sociais, conflitos e o endividamento popular.
Projeto Integrado apresentado ao curso de Ciências Econômicas das Faculdades Metropolitanas Unidas para a disciplina de Comunicação Aplicada. Orientador: Prof. Efrem Pedroza
SÃO PAULO
2013
RESUMO
A população em geral tem um “costume” muito presente nos dias atuais, que é o endividamento, principalmente nas classes médias e mais baixas, pois muitas vezes não poupam seus rendimentos e por conta da ideia do consumismo, que atualmente é extremamente difundida na nossa sociedade, acabam criando crediários, usando o cartão de crédito, fazendo empréstimo pessoal, entre outros meio de se obter algum bem e pagá-lo depois.
Os bancos que são parte essencial da economia de um país, são os maiores beneficiados com esta prática, pois além de conseguir lucrar com o endividamento da população em geral, por meio de seus muitos métodos de crédito e financiamento, acaba também tendo o Estado com um credor, pois é o detentor do dinheiro na realidade capitalista atual.
Está prática pode trazer prejuízos grandes, como exemplo, podemos citar a crise financeira mais recente dos Estados Unidos da América, a crise imobiliária, no qual o endividamento acabou fazendo um efeito dominó, afetando praticamente o mundo inteiro.
Um outro ponto muito importante é a falta de investimento em áreas como educação, saúde, segurança e transportes que assombra o nosso país, pois grande parte dos gastos do Governo é para pagar suas dívidas e consequentemente não sobra o suficiente para investir de uma forma decente e consistente em áreas de vital importância.
A sociedade participa de todo este processo, pela falta de recursos e muitas vezes age pelo impulso, criando uma bola de neve cada vez