Economia
1. O mercado é uma forma de intercâmbio na qual se realizam compras e vendas de bens e serviços, pondo em contato compradores e vendedores. Podemos classificar o mercado das seguintes formas: Oligopólio, monopólio e concorrência perfeita.
2. O mercado de concorrência perfeita é o mercado que possui muitos compradores ante muitos vendedores, e o oligopolista é aquele que possui um número reduzido de vendedores ante um número grande de compradores, essa é diferença entre eles. O monopólio se diferencia do monopólio por ter um só vendedor ante muitos compradores, já o oligopólio tem mais vendedores.
3. Existem quatro condições: A existência de um elevado número de ofertantes e demandantes, a homogeneidade do produto, a transparência do mercado e a liberdade de entrada e saída de empresas. 4. A não existência da diferença entre o produto que vende um ofertante e o que vende os demais.
5. O mercado determina o preço de equilíbrio, assim, a empresa individual produzirá uma quantidade conforme o preço indicado pela sua curva de oferta, que dependerá dos custos de produção.
6. Isso se deve ao fato de que todas as empresas de um mercado possuem a mesma tecnologia, mas as instalações fixas são diferentes, fazendo com que os lucros e custos sejam diferentes.
7. A concorrência perfeita busca maiores lucros por meio da maior eficiência, do melhor aproveitamento dos fatores produtivos e da modernização tecnológica.
8. No mercado monopolista só existe um ofertante, que tem plena capacidade de determinar o preço.
9. São quatro causas que explicam o aparecimento do monopólio:
- O controle exclusivo de um fator produtivo por uma empresa ou domínio das fontes mais importantes de matéria-prima indispensáveis para a produção de um determinado bem .
- A concessão de uma patente, gerando um monopólio temporal. A patente confere ao inventor o direito da fabricação exclusiva de um produto durante um período de tempo.