Economia
A economia é muito importante no nosso dia a dia e entende-la é fundamental para poder praticá-la, pois se não soubermos aplicar a economia em nosso dia a dia teremos sérios problemas para administrar nossa renda, dessa forma falaremos um pouco sobre a política econômica brasileira, como ela influencia a distribuição de renda no Brasil, como mantém a inflação “controlada” em níveis acima de outros países, e como a política econômica brasileira é influenciada pelos interesses de outros países.
DESENVOLVIMENTO
A Economia está diariamente presente em nossas vidas, em nosso dia-a-dia, em cada ação que praticamos ela está presente, no simples fato de tomar-mos um banho, ou tomar um café, fazer um lanche, tomar um ônibus, como vemos tudo o que fazemos envolve economia.
1 de que forma a política monetária afeta os resultados econômicos de um país (pib) e a distribuição de renda.
A política monetária de um país é utilizada para controlar as taxas de juros e consequentemente a inflação, sendo assim quando se tem o controle da inflação e dos juros os resultados econômicos aparecem de forma favorável, ou seja, a política monetária tenta estabilizar as taxas de juros que são controlados da seguinte forma quando uma taxa de juros é baixa e está em declínio, associa-se a uma economia em desaceleração, enquanto que com uma taxa maior de juros a economia aparece com melhores condições de crescimento e expansão, por isso a necessidade de se manter a estabilização dos preços e dos juros. Assim utilizando-se da lei da oferta e procura o COPON tende a aumentar as taxas de juros quando a inflação está com viés positivo, reduzindo a oferta de crédito e desacelerando o consumo e vice versa.
No Brasil a taxa básica de juros, ou taxa SELIC è definida como uma meta a ser alcançada em um certo período, neste mesmo período defini-se qual a tendência de comportamento. Assim o sistema financeiro trabalha com a referência