Economia
CAMILA SORDI
ECONOMIA DESENVOLVIDA X ECONOMIA SUBDESENVOLVIDA
Joaçaba
2013
CAMILA SORDI
ECONOMIA DESENVOLVIDA X ECONOMIA SUBDESENVOLVIDA
Texto apresentado à disciplina de Economia Política do Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina.
Orientadora: Prof.Tania Nodari
Joaçaba
2013
Presente desde os tempos mais antigos as diferenças entre países sempre existiram. A história nos mostra a dominação de determinadas nações perante outras mais humildes e este fator, dentre muitos outros como clima, cultura, colonização, relevo, é uns dos motivos que podem e que muitas vezes acabaram influenciando a evolução de alguns países ao longo das décadas. Atualmente muitos países permanecem colhendo conseqüências surgidas antigamente, já outros conseguiram se recuperar e iniciar um processo de desenvolvimento.
Com o passar do tempo foi criada uma divisão classificando os países em desenvolvidos e subdesenvolvidos. Essa classificação se dá através da análise de alguns aspectos como a industrialização, desenvolvimento técnico - cientifico, saneamento básico, saúde, índice de mortalidade, entre outros. O PIB (Produto Interno Bruto) e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) são considerados os principais mensuradores do desenvolvimento de um país.
O PIB consiste na soma de todos os serviços e bens finais produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente) representando o crescimento econômico. O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em reais). Obtemos o PIB per capita dividindo o PIB total de um país pelo número de habitantes.
Já o IDH publicado no ano de 1990 pela primeira vez é calculado anualmente. Foi criado com o objetivo de justamente oferecer um contraponto ao PIB, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.