O Fenômeno de Harry Potter e sua relação com as teorias midiáticas
Por
Alessandra Torres Bittencourt
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Durante mais de dez anos, a saga Harry Potter vem sendo acompanhada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Desde o ano de 2000 até 2010, foi possível observar a ansiedade de diversos jovens para o lançamento dos filmes e a repercussão da história criada por J. K. Rowling foi, sem dúvida, gigante. Hoje em dia, três anos após o fim da saga, ainda é vista uma grande corrente saudosista que ainda aprecia os filmes e relê os livros.
O sucesso da novela criada por J. K. Rowling pode ser observado por diversos pontos. Para isso, é necessário analisar o nível de repercussão da mesma por todos os tipos de mídia. Neste ensaio, será feita uma análise dos principais pontos que podem ser vistos como explicação para tal sucesso.
Um pouco sobre a série
De um modo geral, a história da saga gira em torno de um menino órfão, Harry Potter, que descobre que seus falecidos pais eram bruxos e viviam em um mundo diferente do seu. O menino recebe um convite de uma escola de bruxaria, Hogwarts, e decide ingressar na mesma para aprender a controlar a magia. Durante o primeiro livro, Harry descobre que é famoso por ter derrotado o principal bruxo das trevas, Lord Voldemort, enquanto ainda era um bebê. O bruxo das trevas acaba ressurgindo e se tornando o pior inimigo de Harry, que, durante os sete livros, tem como principal objetivo derrotá-lo.
O primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi lançado em 1995 pela editora Bloomsbury, do Reino Unido. Com seu eminente sucesso, a produtora de filmes Warner Bros. decide produzir um filme sobre o livro que acaba rendendo bilhões de dólares e se tornando um fenômeno mundial.
Durante toda a trajetória de filmes e livros de Harry Potter, o sucesso aumenta mais a cada ano e rende à J.K. Rowling o título de escritora mais