economia
Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco
Coordenadoria de Graduação em Administração de Empresas
Disciplina: Economia Brasileira
Professor: Mauro
Trabalho de pesquisa – I Exercício
DANIELLY AMORIM
EMANUELE SILVA
ISABELA BARBOSA DE LIMA
8° PERÍODO – NOITE
1. O PIB – Produto Interno Bruto: Perfil e calculo de sua expressão
1.1. Definição
Produto Interno Bruto (PIB) é pouco conhecido por boa parte da população. Muita gente diz não saber o impacto que os dados têm sobre o seu dia a dia. Os números revelados têm impacto no cotidiano da população de um País, o caminho indicado por ele reflete na qualidade de vida de uma nação, no entanto, os efeitos não ocorrem de maneira imediata, mas indicam uma conjuntura que pode ser propícia ou não ao bem-estar da população.
PIB é uma medida agregada de fluxo, medida agregada porque mede a renda total obtida por todos os membros da economia, e de Fluxo, pois é uma medida para um determinado período no tempo (semestre, ano, etc.). Só são computados no PIB os bens finais produzidos no país, pelo simples motivo de que estaríamos incorrendo em dupla contagem se contássemos um bem intermediário e o bem final, já que o bem intermediário esta embutido no preço do bem final. 1.2. Calculo do PIB
O PIB mede tanto a renda total, como as despesas com bens e serviços produzidos em país, em um determinado período. Se for contabilizado pelo lado da produção (despesas), o PIB será a soma do valor dos bens e serviços finais produzidos em uma economia em um dado período.
Se for contabilizado pelo lado da renda, o PIB será a soma das rendas em um determinado período.
Por ser mais fácil de mesurar, em geral, o Produto Interno Bruto é medido pelo lado das despesas e assume a seguinte formula:
PIB (Y) é igual aos gastos com consumo (C), gastos com investimento (I), gastos do governo (G) e