economia
Para satisfazer a tais necessidades, as pessoas precisam consumir determinados bens, como pão, roupas, casas etc. Entretanto, essa satisfação não se dá apenas por meio de objetos materiais, mas também por meio de serviços, como educação, segurança, atendimento médico, transportes etc. Em resumo, a satisfação das necessidades individuais e coletivas é feita com o consumo de bens e serviços. Esses bens e serviços compõem juntos, a produção econômica, que é obtida com a combinação de recursos naturais, equipamentos e trabalho. Tais elementos, pelo fato de serem necessários à produção, recebem o nome de fatores de produção e agrupam-se, tradicionalmente, em três itens: Trabalho, Capital e Recursos Naturais.
De posse desses elementos, podemos definir economia como sendo o processo que combina fatores de produção para criar bens e serviços.
Devemos observar, porém, que a quantidade de fatores de produção disponível é finita. Ou seja, não é suficiente para satisfazer a todas as necessidades e desejos dos homens. Na economia, portanto, os agentes devem combinar os fatores de produção da melhor forma possível para produzir bens e serviços, visando atender às necessidades e aos desejos dos homens. Uma boa parte dos bens e serviços é consumida, mas há outra parte que não é, permanecendo por muito tempo entre as pessoas, algumas vezes por gerações e, mesmo, por séculos. Tais bens são produzidos por meio da combinação de fatores de produção, mas permanece por longo tempo entre as pessoas, formando um acervo, um estoque de bens que podem ser usufruídos por muitos anos. Esses bens são em geral classificados como bens