economia
Nome: Rodrigo Campos RA: 7027526139
ETAPA 1 :
Passo 1
1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;
A palavra administração vem do latim ad (direção para) e minister (subordinação, obediência). A administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.
A administração nada mais é que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não.
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
Existem cinco variáveis básicas da teoria geral da administração, que são:
1. Tarefas
2. Estruturas
3. Pessoas
4. Tecnologia
5. Ambiente
2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;
A Teoria Clássica proposta por Taylor, Fayol e Ford deu ênfase à organização formal e a racionalização dos métodos de trabalho (tempos e movimentos).
A Teoria das Relações Humanas proposta por Mayo e Lewin e outros. A liderança passa a substituir a autoridade hierárquica formal e reforçando apenas aspectos organizacionais omitidos na Teoria Clássica.
A Teoria da Burocracia pretendeu das as bases de um modelo ideal de organização que pudesse ser copiado e aplicado às empresas, qualquer que fosse o seu ramo de atividade. Weber descreveu as características mais importantes da organização burocrática ou racional, baseando-se na estrutura militar.
A Teoria Estruturalista apresenta um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma visão mais critica da organização, segundo Etzione. Os estruturalistas concebem a sociedade