Economia
Neste caso a Ergonomia tem cinco casos de aplicação no trabalho
Ergonomia na organização do trabalho pesado
Trata-se da implantação do planejamento em atividade fisicamente pesadas do trabalho, sendo atividade de auto dispêndio energético, no sentido de que não seja fatigante decorrente da atividade física pesada, também estuda trabalho em ambiente de altas temperaturas, devido a enorme frequência com que trabalho pesado é aplicado pelas condições adversas de temperatura do ambiente.
Biomecânica aplicada ao trabalho:
Estudo dos movimentos humanos sob a luz da mecânica: esta é área de maior aplicação ergonômica; nesta área estudamos a coluna vertebral humana e a prevenção das lombalgias; estudamos as posturas no trabalho e a prevenção da fadiga e outras complicações; estudamos a mecânica dos membros superiores, estudamos o que acontece com ser humano quando trabalha na posição sentada.
Adequação ergonômica no posto de trabalho
Antropometria pode-se medir dimensões humanas e seus ângulos de conforto/desconforto, e com base nisso, planejar posto de trabalho corretos, tanto para se trabalhar sentado para quando se trabalha em pé e semi-sentado, tanto para o trabalho leve como trabalho pesado, com regra básica a ergonomia se contenta quando se consegue planejar um posto de trabalho com condições que atenda 90%, para isso o conhecimento padrão antropométrico do trabalhador consiste em um item fundamental.
Prevenção da fadiga do trabalho
Ergonomia trata da fadiga física, e as demais atividades de recursos humanos nas organizações tratam prevenir fadiga psíquica; neste caso procura se entender por que trabalhador entra em fadiga, e a ergonomia propõe regras capazes de diminuir ou compensar fatores de tal sobrecarga.
Prevenção de erro humano
Procura adotar medidas para o endivido com relação a seu trabalho. Naturalmente quando ocorre erro humano é devido às condições Ergonômica; e conhecer as regras norteadas para