Economia
ANTIGUIDADE:
Os modelos econômicos tiveram diferentes configurações ao longo dos séculos. Na Grécia houve a predominância do pensamento filosófico sobre o econômico,desprezavam as riquezas e pregavam a igualdade social e criaram inúmeras ideias políticas.
FISIOCRACIA (1) Combate os ideais mercantilistas e formulação de maneira sistemática e lógica a teoria do liberalismo econômico. Centrou sua análise econômica na produção. Argumentava que somente a terra (natureza) possuía a capacidade de gerar excedentes, riquezas. Segundo estes pensadores a indústria e o comércio não geravam excedentes, pois somente transformavam bens em mercadorias e as distribuíam os produtos gerados dos recursos naturais. Dividia a sociedade em produtores (agricultores e servos), proprietários de terra(nobreza e clero) e os estéreis (comerciantes, empresários, manufatureiros, etc).defendiam:A liberdade econômica e repudiavam as barreiras feudais e o intervencionismo do estado pregado pelo mercantilismo.- Adoção de imposto único que incidiria sobre a propriedade de bens.- Ao estado cabe a função de manutenção da ordem econômica e da propriedade privada. Surgiu como reação ao Mercantilismo, significa "regras da natureza". Bens produzidos com a ajuda da natureza - Traduziram os ideais do liberalismo. Novos fundamentos vieram onde à liberdade de empreender era o carro chefe, a livre iniciativa, a livre concorrência e a propriedade dos meios d produção passaram a ser da iniciativa privada.
ESCOLA CLÁSSICA (1723 – 1790) (1) Pensadores econômicos que seguiam parcialmente as doutrinas da fisiocracia-fisiocrata,tais como o liberalismo e o individualismo. Refutam os fisiocratas na questão da riqueza,onde o trabalho é o único meio de se gerar riqueza e o fator gerador de valor é a mão de obra dos agentes, demonstrada pela Teoria do Valor- Trabalho. Segundo essa escola de pensamento econômico a geração de riqueza está diretamente relacionada com a produtividade da