Economia
Greice Medeiros dos Santos Wiedenhoft
Prof. Maria Clarice Noda Goulart
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 0014) – Prática Educacional. Módulo II.
24/05/11
RESUMO
O estudo buscou avaliar a contribuição do setor transporte para a economia no Rio Grande do Sul mais precisamente na região Sul, no setor de serviços.o setor transporte não foi classificado como setor-chave. No entanto, este setor apresentou considerável poder de compra e de venda sobre a ótica do índice de Rasmussen-Hirschman e dos índices puros de ligação, não mostrando capacidade de influenciar os demais setores pela análise do campo de influência. Ademais, verificou-se que o aumento de uma unidade monetária na demanda final dos setores de transporte considerados causaria um acréscimo de mais de duas unidades monetárias na produção, no emprego e na renda da economia, considerando o consumo das famílias como exógeno ao processo produtivo.
Palavras-chave: Prestação de Serviços. Economia. Rio Grande do Sul.
1 INTRODUÇÃO
Os investimentos no sistema de transporte constituem um meio importante para alcançar o crescimento econômico regional. A expansão e a melhoria das facilidades de transporte servem para reduzir os custos das firmas e expandir as oportunidades econômicas, contribuindo para aumentar a renda e o padrão de vida dos habitantes de uma região (HADDAD, 2006).
Paralelamente aos demais segmentos que constitui a infra-estrutura econômica, o transporte determina as condições gerais da eficiência sistêmica de uma região, condicionando o seu grau de desenvolvimento. Como o setor transporte possui a função econômica de transferir bens finais e intermediários através das regiões, o seu desempenho reflete sobre a competitividade de todos os outros setores econômicos (ALMEIDA, 2003).
Na concepção de Banister e Berechman (2001), o investimento em transporte gerará