Economia
A economia é o estudo de como gerenciar recursos de uma sociedade, derivada do grego significa "aquele que administra o lar", e podemos ver semelhança entre a economia (sociedade) e os lares já que ambas se deparam com decisões, administrações e objetivos.
Então, podemos dizer que economia é o estudo da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. A base de disponibilidade econômica de uma economia são as terras (disponibilidade delimitada de um território), capitais (riquezas que podem ser convertidas para a produção de bens e consumo) e trabalho (força essencial para a transformação do capital e terra para bens e produtos).
Podemos dividir os dez princípios da economia em três grupos:
- Como as pessoas tomam decisões (1-4)
- Como as pessoas interagem (5-7)
- Como a economia funciona (8-10)
No primeiro princípio podemos ver que a tomada de decisão não é tão fácil quanto parece, pois muitas vezes temos que deixar algo que queremos por algo que precisamos, em suma, que devemos comparar um objetivo com outro e ver qual é mais essencial.
Na economia as pessoas enfrentam tradeoffs (é uma expressão que define uma decisão difícil de tomar). Em uma sociedade deparamo-nos com diferentes tipos de tradeoffs. O tradeoff clássico dá-se entre “armas e manteiga”, ou seja, quanto mais gastamos em defesa nacional
(armas) para proteger as nossas fronteiras de agressores estrangeiros, menos podemos gastar com bens de consumo (manteiga) para elevar o nosso padrão de vida interno. Fora esse, temos mais dois tradeoff que a sociedade enfrenta: eficiência (a sociedade recebe o máximo possível por seus recursos) e equidade (justa distribuição da prosperidade econômica entre os membros da sociedade), na teoria, um exemplo de eficiência seria o imposto e a justa distribuição do mesmo para a população (deveria) ser a equidade.
Dessa forma,