Economia
A formação dos blocos econômicos é uma tendência comercial gerada através da economia mundial globalizada que é um processo de aprofundamento da integração econômica, social, política e cultural das Nações, que visa principalmente maiores ganhos para as empresas com a facilitação da transição dessas em novos mercados.
Os blocos podem ser classificados em: Zona de Preferência Tarifária, que consiste em estabelecer níveis tarifários preferenciais para os países membros do bloco; Zona de Livre Comércio, nessa fase os países que constituem o bloco reduzem ou eliminam as barreiras alfandegárias, tarifárias e não tarifárias, que incidem sobre a troca de mercadoria dentro do bloco; União Aduaneira, momento onde os países do bloco regulamentam o seu comércio de bens com nações externas adotando uma Tarifa Externa Comum; Mercado Comum, no qual há livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais entres os países membros; União Econômica e Monetária, que basicamente consiste na constituição de uma moeda única e um fórum político para o bloco.
Geralmente, os blocos econômicos são formados por países vizinhos ou que tenham alguma afinidade cultural ou comercial.
UNIÃO EUROPÉIA
A União Européia foi oficializada (EU) foi oficializada no ano de 1992. É um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Os países integrantes são: Alemanha,
Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Croácia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.
Os tratados que definem a União Europeia são: o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da