Economia
Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz
Objetivos
Entender o funcionamento da demanda de determinado bem ou serviço e seu relacionamento com a oferta.
Compreender políticas aplicadas na fixação de impostos, políticas direcionadas a setores da economia e tabelamentos. Conceituar a elasticidade, sua relação com demanda e oferta, suas aplicabilidades com relação ao preço.
Relembrando
Microeconomia É a parte da economia que estuda as relações individuais dos agentes econômicos, de um lado, e os mecanismos de funcionamento dos mercados, de outro (SCHENINI, 2005).
1
Histórico da Demanda
A evolução da teoria microeconômica teve início com a análise da demanda de bens e serviços, cujos fundamentos estão alicerçados no conceito subjetivo de utilidade.
Teoria do Valor-Utilidade
Pressupõe que o valor de um bem se forma por sua demanda, isto é, pela satisfação que o bem representa para o consumidor. Portanto, ela é subjetiva.
Teoria do Valor-Trabalho
Considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, por meio dos custos do trabalho incorporados ao bem (Malthus, Adam Smith, Ricardo, Marx). Portanto, ela é objetiva, pois depende de custos de produção.
2
O Que É Demanda?
É a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido, em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.
A Demanda
Depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor: Preço do bem ou serviço. Renda do consumidor. Gosto pessoal. Expectativa.
Necessidade.
Lei da Demanda
Quando o preço sobe, a quantidade demandada diminui, ou seja, a relação é inversamente proporcional. PREÇO DEMANDA
3
Relação Entre Quantidade Procurada e preço do Bem Escala de procura
Alternativa s de preço (y) 90 85 80 75 70 Quantidade demandada (x) 45 65 85 105 125 Ponto na Figura A B C D E
Curva da Demanda
Relação inversa ou Relação negativa
Como a curva da