economia
Unidade 4- Comércio e Moeda
O seu nome de utilizador
10º ano
4.1.1 A distribuição
Para satisfazer as necessidades, não basta que um bem seja produzido, é necessário que chegue aos consumidores, de forma cómoda e em quantidades certas.
Para isso existe um conjunto de actividades que estabelecem ligação entre a produção e o consumo.
Para que os bens passem da fase de produção até ao seu consumo, é necessário:
A compra dos bens aos produtores
O seu transporte até aos armazéns
A armazenagem dos bens
O fraccionamento e a embalagem dos bens, em quantidades acessíveis ao consumidor
A comercialização dos bens, ou seja, a sua colocação nos locais próprios, de forma a serem adquiridos pelos consumidores. Comércio Grossista – É quando o grossista contacta directamente com o produtor e reúne, por vezes produções que se encontram dispersas. armazena em grosso
Ex: Batata, que se encontra dispersa por vários produtores, cabendo ao grossista reunir todas as produções. -> Makro Comércio retalhista – quando o retalhista adquire os produtos junto do grossista, oferecendo-o aos consumidores nos locais e nas quantidades que eles necessitam. O retalhista contacta com o consumidor final.
Ex: Frescos -> Comércio retalhista.
Circuitos de distribuição
Conjunto de intermediários que promovem a circulação do produto, fazendo-o chegar ás mãos dos consumidores.
Circuito ultra curto: quando o produtor oferece directamente os seus produtos aos consumidores. É o caso da venda á porta da fábrica, podendo o consumidor final comprar os produtos directamente ao produtor. Ex: Vendas ao domicílio, vendas por correspondência, avon, círculo de leitores, tupperware, Feiras..
Circuito curto: quando o numero de intermediários entre o produtor e o consumidor se reduz apenas ao retalhista, assumindo neste caso o produtor em função de grossista.
Circuito longo: quando