economia
Monópolio é o domínio de apenas uma empresa no mercado de determinado produto ou serviço. TV a cabo, distribuição de energia elétrica ou sistema de Fornecimento de Água são exemplos característicos de monopólios naturais, ainda que na atualidade haja concorrência nesses setores. O monopólio natural é uma situação de mercado em que os investimentos necessários são muitos elevados e os custos marginais são muito baixos. Caracterizados também por serem bens exclusivos e com muito pouca ou nenhuma rivalidade.
Oligopólio é o domínio de duas ou mais empresas. Ex: as montadoras de automóveis no Brasil.
EFEITOS DO MONOPÓLIO E OLIGOPÓLIO
Eles fazem todo o poder de comércio de um produto fique na mão de uma determinada empresa/indústria, fazendo assim as empresas menores não conseguirem público o suficiente, fazendo com que a concorrência seja desleal.
MICRO E MACROECONOMIA
De forma bem sucinta, a micro-economia é o ramo da economia que estuda as unidades isoladas e sua interação no mercado, isto é, estuda o comportamento dos indivíduos (consumidores) e das firmas (empresas) no mercado, definindo assim a formação de preços, produção, distribuição e competição entre os entres.
A Macro-economia estuda a economia como um todos (pode ser de um pais, de uma região, do mundo, etc). Para ser mais específico, estuda um conjunto de mercados. Para isto, se utiliza de variáveis agregadas, como renda (soma das rendas individuais), produto (soma do produto final de todas as empresas), moeda (soma de toda a moeda em circulação), juros (média dos juros praticados na economia), etc.
CAP. 5
INTRODUÇÃO
Utilidade – o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos b/s
Valor-trabalho – considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta
Valor-utilidade – pressupõe que o valor de um bem se forma por sua demanda
Valor de uso – é a utilidade que ele representa
Valor de troca – se forma pelo preço do mercado
UTILIDADE TOTAL E MARGINAL