economia
POLOPADRÃO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE ECONOMIA
CAMPO GRANDE MS, 16 DE SETEMBRO DE 2012.
Profª Ma. Renata M. G. Dalpiaz
INTRODUÇÃO
Leite longa vida é o leite tratado por um processo denominado ultrapasteurização, UAT (ultra-alta temperatura).
O leite usado na fabricação do UHT tem a mesma origem que o leite utilizado na fabricação do leite pasteurizado e o leite em pó, iogurtes e outros em geral. Entretanto, o leite UHT passa por rigorosa análise que asseguram a sua qualidade.
O processo de ultrapasteurização é o aquecimento do leite, a uma temperatura de 130 a 150º C por um tempo muito curto, cerca de dois a quatro segundos, seguindo por um rápido esfriamento, inferior a 32º C e envasado assepticamente. Este tratamento térmico, pelo qual o leite longa vida é submetido, elimina os microorganismos que possam estar presentes no leite. Essa é a principal diferença entre o leite longa vida e o leite pasteurizado, sem conter nenhum conservante, pode ser armazenado fora da geladeira, até que seja aberto. Esse processo de ultrapasteurização, não tem prejuízo nutricional, conforme pesquisas científicas dos setores responsáveis pelo Leite Longa Vida, portanto, é um alimento saudável e próprio para o consumo.
DESENVOLVIMENTO
O Mercado Consumidor
O setor tem presenciado um aumento de consumo médio do leite UHT em todo o país. O consumo cresceu acima da média dos produtos lácteos em geral, como comprova os números de 2011, diz o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Leite Longa Vida (ABLV), Laércio Barbosa.
Um dos fatores que impulsiona as vendas do Leite Longa Vida é o constante investimento do setor em novas plantas, aumento de capacidade industrial, modernização, pesquisa e desenvolvimento de produtos, marketing e comunicação. No ano passado, foi encerrada uma fase de aportes superiores a R$ 1