economia
Unidade I
Questões básicas da economia:
Da ciência econômica;
Os problemas econômicos fundamentais;
Lei da escassez dos recursos;
Tipos de bens econômicos;
Processo produtivo;
Curso econômico;
Destinação da produção;
Custo de oportunidade;
Curva de possibilidade de produção;
O mercado;
O sistema econômico;
Fluxos econômicos.
DA CIÊNCIA ECONOMICA
Somente a partir do séc. 18 é que a economia despontou como ciência. No séc. 19 seu progresso foi extraordinário em função da Revolução Industrial; No século 20 seu estudo ganhou novo impulso em consequência das DUAS GUERRAS MUNDIAIS e do CRASH da Bolsa em 1929:
O esforço de mobilização tecnológica e industrial ocorrido em função das guerras, veio demonstrar a correlação definitiva entre o poder militar e o poder econômico;
Após a crise de 29, muitos instrumentos de análise econômica foram desenvolvidos para estudar os elementos determinantes do equilíbrio econômico.
Historicamente, o objeto da economia foi sendo alterado, de acordo com os paradigmas da época:
Para Adam Smith, o objeto da Economia era “pesquisar” sobre a natureza e as origens das riquezas das nações;
Entendia David Ricardo que o objetivo da Economia centralizava-se no “estudo da produção e da repartição da riqueza;
Já, John M. Keynes demonstrou que o objeto da Economia deveria se centralizar na pesquisa das “forças que governam o volume da produção e do emprego em seu conjunto”.
Após as guerras, ocorre o grande despertar dos países subdesenvolvidos – a perseguição obsecada do desenvolvimento econômico por mais de 2/3 da humanidade, passaria a ser a época fundamental da economia do pós-guerra.
RESUMO Enquanto os teóricos do séc. 18 cuidaram da formação da riqueza e os do séc. 19 de sua repartição, os modernos economistas preferem se dedicar a um objetivo duplo, resultante de um estudo das flutuações da atividade econômica e da promoção do