Economia
Centro de Educação a Distância
ADMINISTRAÇÃO
Prof. Ms. José da Silva
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
ECONOMIA
OUTUBRO / 2011
JUNDIAÍ
ETAPA 1
Custo de oportunidade
A transferência dos fatores de produção de um bem “A” para produzir um bem “B” implica um custo de oportunidade que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem “A” para se produzir mais do bem “B”.
O custo de oportunidade também é chamado de custo da produção alternativa sacrificada, ou custo implícito. Para aumentar a produção de alimentos de 30 para 47,5 toneladas (passar do ponto B para o C), o custo de oportunidade em termos de máquinas é igual a 5 mil, que é a qualidade sacrificada desse bem para se produzirem mais 17,5 toneladas de alimentos.
Exemplo: A modelagem econômica – hidrológica integrada, aplicada na bacia do Rio Pirapemas e utilizada neste trabalho, representa a bacia hidrográfica como um todo por meio de uma rede de nós .O objetivo é maximizar os benefícios econômicos para os múltiplos usuários da bacia hidrográfica do Rio Pirapemas, sujeito às restrições hidrológicas (quantidade e qualidade de água ) e institucionais ( Moraes, Sampaio, Cirilo,2008a).
Curva de possibilidade de produção
Exemplo :Custo de oportunidade: É o grau de sacrifício que se faz ao se optar pela produção de um bem em detrimento da produção alternativa de outro bem.
Custo de oportunidade ao passar da alternativa B para C> produzir mais = 2000 caminhões 3000 ton. De manteiga.
Devido à escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produção potencial ou produto de plano emprego, quando todos os recursos disponíveis estão empregados ( todos os trabalhadores que querem trabalhar estão empregados, não há capacidade ociosa).
Produtos Inelásticos
Neste caso, mesmo que se aumentem as quantidades ofertadas e se reduzam os preços, (mantendo-se a qualidade e níveis de quantidade) a resposta na demanda mantém-se