Economia
Questões para revisão CAP 5
1. R- Elasticidade-preço da demanda é a medida do quanto a quantidade demandada de um bem reage a uma mudança no preço do bem em questão, calculada como a variação percentual da quantidade demandada dividida pela variação percentual do preço.
Quando a demanda é inelástica, um aumento de preços aumenta a receita total, e uma diminuição de preços reduz a receita total. Quando a demanda é elástica, um aumento de preços reduz a receita total, e uma diminuição de preços aumenta a receita total.Quando a demanda é unitária, uma mudança nos preços não afeta a receita total
2. R- Disponibilidade de bens substitutos próximos:
Bens substitutos próximos tendem a ter demanda mais elástica, pois é mais fácil para os consumidores trocar por outros.
Bens necessários x bens supérfluos:
Os bens necessários tendem a ter demanda inelástica, enquanto a demanda por bens de luxo tende a ser elástica.
Definição do mercado:
A elasticidade da demanda em qualquer mercado depende de como traçamos os limites deste. Mercados definidos de forma restrita tendem a ter demanda mais elástica do que mercados definidos de forma ampla, uma vez que é mais fácil encontrar substitutos para bens definidos de maneira restrita.
Horizonte de tempo: Os bens tendem a apresentar demanda mais elástica em horizontes de tempo mais longos.
3. R- Se a elasticidade é maior que 1, a demanda é elástica. Se a elasticidade é igual a 0, a demanda é perfeitamente inelástica.
4. R-
5. R- Com uma curva de demanda elástica, um aumento no preço provoca uma redução proporcionalmente maior na quantidade demandada, logo a receita total diminui.
6. R- Denominamos de bens inferiores, pois a quantidade demandada e a renda se movem em direções opostas. Assim, possuem elasticidade-renda negativa.
7. R- Calcula-se dividindo variação percentual da quantidade ofertada pela variação percentual do preço. A elasticidade-preço da oferta