Tmc3
Data: 25/08/2011
Objetivo: verificar a resistência do concreto utilizado (32 mpa) por meio de corpos de prova com argamassa com traço de 1:3:0,48 que serão rompidos no 7º e no 28º dia após o ensaio.
Procedimento
Preparamos uma argamassa com 624 gramas de cimento, 1248 gramas de areia (que estavam separadas pelas malhas das peneiras - # 0,15 - # 0,30 - # 0,6 - #1,2) e 300 ml de água, utilizando uma argamassadeira (misturador mecânico)
Após o preparo da argamassa, iniciamos o ensaio de Determinação do Índice de Consistência normal do cimento, utilizamos para isso a Mesa para Índice de Consistência e uma forma tronco-cônica. Lubrificamos o molde tronco-cônico e a mesa com o óleo mineral. A argamassa foi colocada na forma tronco-cônica em três camadas, as camadas receberam 30 golpes com o soquete sendo 15 , 10 e 5 golpes respectivamente nas 1ª, 2ª e 3ª camadas. Fizemos a rasadura e removemos o material que caiu sobre a mesa. Retiramos a forma tronco-cônica levantando-a verticalmente e demos 15 golpes em queda livre na mesa de consistência em 15 segundos, para que ocorra o abatimento do tronco cone de argamassa. Depois medimos com um paquímetro os diâmetros ortogonais após a argamassa se deformar pelo abatimento. Obtemos a média com paquímetro de 159,5mm. O valor atingiu o nível normal de consistência que é de 165 mm ± 5 mm.
Depois do ensaio de consistência, começamos o ensaio de Determinação da Resistência à Compressão. Moldados 6 corpos-de-prova, sendo que 3 seriam rompidos em 7 dias e 3 em 28 dias. Colocamos a argamassa nos moldes, em 4 camadas de igual volume, cada camada recebeu 30 golpes com o soquete, fizemos a rasadura para tirar o excesso e colocamos os corpos de prova na câmara úmida.
Antes do rompimento os corpos de prova passaram por um processo de retífica mecânica.
Os corpos de prova foram rompidos utilizando uma Máquina de Ensaio de Resistência à Compressão. Aplicamos uma carga aos corpos de