Economia
Atividades Práticas Supervisionadas
Administração – 2ºsemestre
1 - Introdução
1.1 - Definição de Economia
Economia[1] é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
Segundo Vasconcellos (2008), Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade a fim de satisfazer as necessidades humanas.
1.2 - Definição de Oferta e Demanda
A oferta se dá quando, encontra-se no mercado uma grande quantidade de produtos ofertados por diversos produtores em um determinado período de tempo. Para que a oferta ocorra, são analisados vários fatores como: preço, custo de produção e objetivo dos produtores.
A demanda é a procura por produtos ou serviços que os clientes desejam consumir em determinado período de tempo. Nela, alguns fatores também influenciam na escolha dos consumidores como: o preço do produto, o preço dos outros produtos, a renda do consumidor e a preferência do cliente.
Podemos citar como exemplo a procura pelo Álcool Gel no ano passado, quando ocorreu a pandemia de gripe suína. A oferta (disponibilidade no mercado) era pouca em relação à procura (desejo de consumo) pela população que necessitava do produto. Quando isso ocorre, o preço do produto tende a subir, visto que, independente do preço, há interesse de compra pelos consumidores. Essa demanda foi temporária, ou seja, a procura pelo produto