Economia
10
1 INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Objetivo: apresentar a vocês a ciência econômica, suas origens, sua importância e seus princípios básicos.
1.1 Introdução
DIARIAMENTE NOS NOTICIÁRIOS DA TV, DOS JORNAIS OU NA Internet DEPARAMOS COM INFORMAÇÕES SOBRE ECONOMIA: Inflação. Taxa de juros. Déficit público. Desemprego. Crise do Petróleo. Taxa de câmbio. Crise cambial dos países emergentes. Dívida externa.
Instabilidade financeira internacional. Impacto da economia mundial na economia brasileira.
ALGUNS PROBLEMAS ECONÔMICOS Por que a expansão da moeda e do crédito pode gerar inflação? Por que o nordestino possui uma renda per capita muito inferior à do paulista? Como pode uma desvalorização cambial conduzir a uma melhoria na balança comercial e uma redução do salário real? Até onde juros altos reduzem o consumo e estimulam a poupança? Por que a taxa de juros de mercado e o preço esperado de venda do produto são dados importantes para as decisões de investimento das empresas? Por que a renda dos agricultores se eleva quando ocorre uma estiagem que reduz a produção? Por que a alta de preço do cafezinho reduz a demanda de açúcar? Por que estudar economia quando o lazer é mais atraente? Como uma crise imobiliária nos EUA afeta negativamente a economia brasileira?
Aula 02 - 404065- IE. Prof. Eziquiel Guerreiro. Introdução à Economia
11
1.2. Conceito de Economia
Deriva do grego oikonomía ou oikonomos - de óikos - casa - nómos - lei Administração do lar: uma casa ou Estado.
Economia é uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos (Paul Samuelson). Economia é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na