Economia
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
EQUIPE 08
MICHELE NASCIMENTO
LORENA ALVES
JOSÉ BENTO SOUZA
MICHELE CONCEIÇÃO
LUCINEIDE GONÇALVES
UELDER ALVES
OZENI ALVES
SÍNTESE
Teoria do desenvolvimento organizacional
A partir da teoria comportamental, um grupo de cientistas sociais e consultores de empresas desenvolveram uma abordagem moderna democrática e variada do desenvolvimento planejado das organizações, que recebeu o nome de Desenvolvimento organizacional (DO)
Origem (DO)
Com seu surgimento a partir de 1962 com um conjunto de idéias a respeito do homem com a função no sentido de facilitar o crescimento e o desenvolvimento das organizações. O Do é o desdobramento prático e operacional da teoria comportamental em direção a abordagem sistêmica.
As origens do DO são atribuídas a vários fatores, a saber:
1º A dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativa, cada qual trazendo sua abordagem diferente.
2º Os estudos sobre a motivação humana demonstraram a necessidade de uma nova abordagem na administração com uma nova concepção do homem e da origem numa dinâmica motivacional. 3º A criação do National Training Laboratary (NTL) de Betheh em 1947 e as primeiras pesquisas de laboratório sobre comportamento de grupo.
4º 1964, publicação de um livro por um grupo de psicólogos do National Training Laboratory, expondo suas pesquisas com T – Gruops. O coordenador do livro é considerado o precursor do movimento (DO).
5º A pluralidade de mudanças do mundo, a saber:
A - Transformações rápidas e inesperadas do ambiente organizacional.
B - Aumento do tamanho e da complexidade das organizações.
C - Diversificação e complexidade da tecnologia, exigindo integração entre atividades e pessoas e de competência diferentes.
D - Mudanças no comportamento administrativo a um:
I – Novo conceito de homem baseado no conhecimento de suas mutáveis –
II – Novo conceito de poder, baseado na colaboração e na razão.
III – Novo