Economia
Resumo: A teoria do capital humano fomenta a discussão acerca da importância dos conhecimentos e habilidades do fator trabalho e o desenvolvimento econômico. Nesse contexto, a educação, notadamente, caracteriza-se como uma forma de aumento da produtividade da mão-de-obra/capital humano e conduz uma sociedade a uma condição de igualdade entre seus. Tais elementos sustentam a discussão acerca da importância da educação como forma de aumento da produtividade do capital humano, por conseguinte, reduz desigualdades e contribui para o desenvolvimento econômico. O presente texto propõe elementos teóricos para a discussão desse tema.
Palavras-chave: Trabalho; Capital Humano; Educação; Desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
A Teoria do Capital Humano foi desenvolvida por Theodore W. Schultz na década de
1950. Com o surgimento da disciplina economia da educação, houve a necessidade de expor valores agregados em maior qualidade aos indivíduos, quando são qualificados por meio da educação. Meio que permite compreender o mundo e o que o cerca, possibilitando a capacidade e habilidades para gerenciar as instanciam das vidas.
Para Shultz quanto maior a situação de ensino de um país aumenta o desenvolvimento e conseqüentemente as riquezas materiais do país. O Capital Humano é a soma de investimento no individuo em aquisição de conhecimento, estes não podem ser roubados e constituem um bem pessoal que acompanha o sujeito durante toda sua vida.
O presente trabalho tem por objetivo abordar a questão da teoria do Capital Humano na perspectiva da educação, desenvolvimento econômico. O estudo iniciou pelo o Estados
Unidos e logo após disseminou pelo o mundo, preocupados com a distribuição de renda e a produtividade que visava o crescimento econômico. O termo CH sofre uma aversão pelo pensamento humanista marxista, que tal só deveria ser empregado a objetos e máquinas.
Chegando à seguinte avaliação, que a educação influencia