Economia e politicas saude no brasil
Brasília, 12 de junho de 2012.
1. O que é déficit orçamentário (déficit fiscal) do governo e como ele pode afetar a taxa de juros real e o crescimento de um país?
Déficit fiscal é quando o país gasta mais do que arrecarda exceto as despesas financeiras. Essa situação tende a abalar a credibilidade do Governo como devedor. Os investidores perceberão um aumento no risco dos títulos públicos e exigirão juros mais altos e prazos menores para financiar o Governo. Ou seja uma relação de Dívida/PIB que já estava crescendo, crescerá mais rápido e de forma mais intensa, caso o PIB não cresça também. O Governo terá que aumentar mais a taxa de Juros e diminuir gastos e investimentos, reduzindo ainda mais o PIB, alterando o crescimento do país.
2. Em fevereiro de 2003, o então ministro Palocci aumentou a meta de superávit primário para 4,25 do PIB. Na entrevista em que anunciou esta aumento, o ministro enfatizou a necessidade do Brasil adquirir credibilidade. Explique o que é superávit primário e porque este aumentou reforçou a credibilidade do país.
Superávit primário é quando o país apresenta um saldo positivo, arrecadando mais do que gasta, descontando os juros da dívida pública, ou seja, a dívida do país está reduzindo. Os investidores observam em especial a evolução de relação Dívida/PIB, considerando o principal indicador de solvência do país. Quanto menor esta relação maior a confiabilidade do pagamento da dívida pelo governo, o que trará aumento dos investimentos.
3. O que é uma política fiscal expansionista e uma política fiscal contravencionista?
Política fiscal expansionista – é quando o PIB encontra-se abaixo do potencial (desemprego) e o Ministro da Fazenda atua de modo a acelerar o mercado (redução de impostos, aumento de gastos do governo, aumento de crédito cedido pelo BNDES).
Política fiscal contravencionista