economia e negocio
Baseie-se na matéria abaixo. Esta resenha deve ser entregue para mim na aula do dia 31/03.
Segue a matéria que está disponível na página 23 da nossa APOSTILA.
Análise de cenários: os clusters de decisores segundo a intuição
Cluster 1 – Decisores com intuição para desenvolvimento mercadológico:
Formado por gerentes que percebem a intuição como elemento importante na estratégia mercadológica das empresas a partir das pessoas, pois elas são os agentes responsáveis pela inovação.
Cluster 2 – Decisores céticos:
Constituído pelos decisores mais céticos em relação à intuição, caracterizados principalmente pela dificuldade de atribuir de forma coerente a importância da intuição nas atividades empresariais e por parecer não utilizar adequadamente o seu potencial intuitivo.
Entende-se que a intuição poderia ser relevante para as estratégias de marketing por meio de decisões financeiras específicas, não considerando a influência das pessoas como crucial para o desenvolvimento destas estratégias.
Cluster 3 – Decisores com intuição focada no desenvolvimento humano:
É formado por um grupo que acredita na intuição como elemento importante para a estratégia de desenvolvimento das pessoas nas organizações. Esta orientação para as pessoas sugere que a intuição pode ser relevante em modelos de gestão inovadores que valorizam o capital intelectual e que se fundamentam em uma estrutura flexível e num ambiente de cooperação como alicerce do diferencial das empresas. Cluster 4 – Decisores com referencial intuitivo:
Esse grupo consolida-se como referencial para estudos futuros, pois ele poderá fornecer subsídios importantes para novas proposições a respeito da intuição no processo decisório nas empresas.
Marcelo Kameiya
Análise de Cenários
26/03/2014