Economia e mercado
Introdução
Início da Globalização
Desvantagens da Globalização
Vantagens da Globalização
Blocos Econômicos
Globalização Recente
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O termo globalização esta cada dia que passa tornando-se mais popular, apesar disso a maioria das pessoas que escutam ou falam a respeito não sabem do que se trata. Sua complexidade dificulta a criação de uma definição simples, principalmente por que a palavra globalização é relacionada aos assuntos mais variados. Para alguns o conceito de um mundo globalizado esta diretamente ligado aos computadores e a rede de internet, isso não é totalmente verdade, a globalização é muito mais abrangente, apesar dos computadores e da internet serem ferramentas de fundamental importância para integração. A propósito se fossemos definir globalização da forma mais simplória possível à definição seria essa: integração. Isso por que globalização é o fenômeno de integração entre as pessoas, culturas, paises, economia, enfim o mundo.
Devido a essa abrangência e também a dificuldade da maior parte das pessoas em definir a globalização há necessidade de explicar e mostrar de forma clara o que uma das palavras mais utilizadas do século que dizer o que ela afeta nas nossas vidas, suas vantagens e desvantagens.
No Brasil apesar de convivermos diariamente com a globalização e não temos consciência de sua importância e de sua capacidade de transformação cultural, social e econômica. Cultural e social por que difunde as diferenças entre as pessoas e suas culturas, econômica por que é nesse ponto que a globalização é mais afetada.
Como veremos quando se trata de economia a globalização pode criar situações favoráveis ou não ao crescimento e ao desenvolvimento econômico. Vivemos em um mundo globalizado onde a comercialização internacional se torna cada vez mais fácil, a integração dos paises é maior e como conseqüência