Economia e mercado
Economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, os quais poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados. Também é a ciência que estuda o homem enquanto ser social inserido em um ambiente de escassez; por esse motivo, pode ser considerada como uma ciência social aplicada.
Uma das preocupações da economia é estudar a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade. Portanto, é preciso compreender como os indivíduos devem empregar sua renda para ter o maior aproveitamento possível e como a sociedade deve alcançar o maior nível de bem-estar material a partir dos recursos disponíveis.
A Globalização é um processo de integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação. Esta redução de custos de transporte e transição ocorreu no século XX e beneficiou mais aos países desenvolvidos. Grande parte dos países desenvolvidos ou do ocidente estava integrada em grupos regionais ou movimentos regionais coesos e que rapidamente procuraram a homogeneidade. A Globalização permitiu a abertura de países do terceiro mundo para o exterior. No entanto mercados internos do ocidente já saturados beneficiaram da abertura de outros mercados com novas oportunidades de comércio e exploitação de recursos e principalmente matérias primas.
A globalização permite a rápida circulação de pessoas e capitais. A globalização aumenta a importância das economias regionais e transforma o processo de crescimento econômico e aumento do fluxo de negócios interligado entre economias. A globalização resulta de mudanças significantes e em casos de sucesso permite o forte crescimento de negócios que originam comunidades vibrantes.
A globalização e as suas conseqüências diretas permitem a redução dos custos dos negócios relacionados com o transporte de