ECONOMIA TRABALHO
1 – EM QUE CONSISTIA A RIQUEZA PARA OS MERCANTILISTAS E PARA OS FISIOCRATAS?
RESPOSTA: Para os mercantilistas consistia em fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas, já para os fisiocratas consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração.
2 – QUEM FOI O MAIS DESTACADO DOS ECONOMISTAS CLÁSSICOS? QUAIS SUAS PRINCIPAIS IDEIAS?
RESPOSTA: Adam Smith. Suas principais ideias foi: a defesa do mercado como regulador das decisões da economia, sem necessidade da atuação do Estado (liberalismo). Adam Smith entendia que a atuação do livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico. Também considerava que a a causa da riqueza das nações é o trabalho humano (teoria do valor-trabalho).
3 – O QUE DIZ A TEORIA DAS VANTAGENS COMPARATIVAS? QUEM FOI SEU AUTOR?
RESPOSTA: Diz respeito as respostas que David Ricardo encontrou no por que os países negociavam entre si, se era saudável essa negociação e quais produtos deveriam negociar.
4 – QUAL A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE A LEI DE SAY E O PRINCÍPIO DE KEYNESIANO DA DEMANDA EFETIVA?
RESPOSTA: A lei de Say defende “a oferta cria sua própria procura”, o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços. Já o princípio de Keynesiano inverte a lei de Say ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.
5 – EXPLIQUE SUCINTAMMENTE AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE MONETARISTAS, FISCALISTAS, PÓS-KEYNESIANOS, MARXISTAS E INSTITUCIONALISTAS.
REPOSTA: MONETARISTAS: Privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado.
FISCALISTAS OU KEYNESIANOS: Recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.
PÓS-KEYNESIANOS: Enfatizam o papel da