ECONOMIA SOCIO AMBIENTAL
1 – Defina o que é ativo ambiental.
Ativos ambientais são os bens e direitos mensuráveis monetariamente de propriedade dos empreendimentos que representam benefícios presentes e/ou futuros, os recursos das empresas para a preservação, minimização e recuperação das características e da qualidade ambiental.
2 – Defina o que é passivo ambiental.
Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente. Quando as empresas ou indústrias geram algum tipo de passivo ambiental, elas têm que gerar também investimentos para compensar os impactos causados à natureza, e esses investimentos têm que ser de iguais valores.
3 – Defina receita ambiental e dê exemplo.
De acordo com (IUDÍCIBUS & MARION, 2000, p.173) a receita pode ser definida como o acréscimo de benefícios econômicos durante o período contábil na forma de entrada de ativos ou decréscimo de exigibilidade e que redunda num acréscimo do patrimônio líquido, outro que não o relacionado a ajustes de capital.
As receitas ambientais decorrem de prestação de serviços especializados em gestão ambiental. De acordo com (TINOCO; KRAEMER, 2004, p. 190) Empresas que investem em meio ambiente provocam melhorias em seu desempenho econômico, financeiro, ambiental e social, incentivando o incremento da produtividade dos recursos utilizados em seu processo produtivo.
A seguir dois três exemplos de receitas ambientais:
Prestação de serviços especializados em gestão ambiental;
Venda de produtos elaborados a partir de sobras de insumos do processo produtivo;
4 – Elabore uma pequena resenha sobre a NBCT 15 e sua abrangência.
Esta norma estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade. Para fins desta norma, entende-se por informações de natureza social