Economia Resumo
O comportamento da taxa de câmbio e a natureza dos regimes cambiais consistem, de acordo com PRESSER. em temas relevantes para qualquer país no capitalismo contemporâneo, tendo em vista que regulam as relações econômicas de um país com o resto do mundo, estabelecendo os preços relativos entre as produções domésticas e estrangeiras e determinando o quanto dos investimentos externos diretos e em carteira está denominado em moeda nacional. regime cambial, no sentido jurídico,o conjunto de características decorrentes das normas, leis e práticas que regulamentam as transações com divisas estrangeiras na economia. Em termos econômicos, o regime cambial consiste na forma como é determinada a taxa de câmbio de um país, ou seja, se a taxa de câmbio é fixa, flutuante ou assume alguma variação entre essas duas (regimes intermediários)
Quando um país adota um regime cambial espera que este auxilie na estabilidade econômica, Além disso, pode-se dizer que o estabelecimento do regime cambial define os condicionantes que vão nortear os movimentos futuros da taxa de câmbio, variável esta que exerce grande impacto sobre as decisões de alocação de recursos e gastos na economia. fatores econômicos, políticos e sociais influenciam e, muitas vezes, determinam essa escolha.
Diante disso, as economias desenvolvidas e em desenvolvimento adotaram ao longo da história diferentes regimes cambiais.
O grande problema consiste em combinar a independência monetária e a elevada mobilidade do capital com um regime de câmbio fixo.
Os organismos internacionais,governos e economistas têm modificado suas posições em relação à escolha dos regimes cambiais.
Desse modo, o posicionamento favorável com relação aos regimes cambiais intermediários se modificou dada a necessidade de se encontrar um regime de câmbio mais apropriado para minimizar os choques externos sobre as economias emergentes.
Regime de Câmbio Fixo
No regime