economia resumo - necessidades de consumo
A Atividade económica e a Ciência Económica
Economia: É uma das várias ciências sociais, debruçando-se sobre o problema da escolha da melhor aplicação a qualquer recurso escasso.
Realidade Social
Conceito: É o conjunto de fenómenos sociais, que resultam das relações que o homem estabelece entre si e com a natureza. É apenas uma, é única e não se pode compartimentar, apresentando-se um elevado grau de complexidade.
Para podermos compreender e explicar a realidade social, temos de recorrer a um conjunto diversificado de ciências, as ciências sociais, que através das suas diferentes perspetivas de análise, nos darão uma visão mais completa da realidade social total. As ciências sociais são interdependentes e complementares e todas elas são necessárias à compreensão da realidade social.
Cada uma das ciências sociais estuda apenas uma das faces do fenómeno social.
Ciências sociais ligadas à economia
-Psicologia - poderá estudar os factores que levam as pessoas a tomar determinadas opções de consumo -História- poderá estudar a evolução do consumo ao longo dos tempos.
-Direito- poderá estudar o direito dos indivíduos enquanto consumidores.
-Sociologia- poderá estudar entre outros aspectos , como estudar os hábitos de consumo como resultado do processo de socialização ou da posição social ocupada por cada indivíduo.
-Geografia- poderá estudar a forma como se distribui o consumo ao longo do território.
-Economia- poderá estudar de que forma o rendimento das famílias e os preços dos bens podem influenciar as escolhas dos consumidores.
Fenómenos Sociais e Fenómenos Económicos
Cada ciência estuda a mesma realidade social, ou seja, os mesmos fenómenos.
Não há verdadeiramente fenómenos exclusivamente económicos, sociais ou políticos, pois os fenómenos são totais. À economia interessam todos os fenómenos, estudando-os de forma específica e utilizando um método próprio.
Os fenómenos sociais são totais,