ECONOMIA QUESTAO 9
Rendimentos à escala:
Refletem a resposta do produto total quando todos os fatores aumentam proporcionalmente. Os rendimentos constantes à escala: Referem-se ao caso em que uma variação de todos os fatores leva a uma variação proporcional da produção. Por exemplo, se o trabalho, a terra, o capital e outros fatores duplicam, então, sob rendimentos constantes à escala, a produção deverá também duplicar.
Os rendimentos crescentes à escala:
Ocorrem quando um aumento de todos os fatores produtivos leva a um aumento mais do que proporcional do nível de produção. Por exemplo, uma fábrica faz um planejamento em que aumenta 10% os fatores de trabalho, capital e matérias-primas, mas a fábrica começa a produzir mais de 10%o produto total.
Os rendimentos decrescentes à escala:
Ocorrem quando um aumento proporcional de todos os fatores de produção leva a um aumento menos do que proporcional do produto total. Por exemplo uma empresa de produção elétrica que descobriu que quando as centrais se tornavam muito grandes, o risco de falha das centrais era muito maior.
Em um retorno da função de produção de escala pode variar de uma forma atempada. De acordo com a teoria clássica de produção são rendimentos crescentes de escala, na fase inicial da produção e da função decrescente na fase final.
Fonte: JM Consultoria e Treinamento - João Maria Matos
SILVA, João Correia da. Rendimentos à Escala