Economia Geral
Disciplina: Economia Geral
AVALIAÇÃO 2 – 3
1. O que são agregados monetários e côo são classificados?
São os meios de pagamento, os ativos financeiros que se classificam de acordo com a sua liquidez. Eles podem possuir liquidez total, como é o caso da moeda, e também gradações menores de liquidez, como no caso das “quase moedas”.
São classificados em:
M1= papel-moeda em poder do público + depósitos à vista nos bancos comerciais
M2= M1 + depósitos de poupança + depósitos para investimento + títulos privado
M3= M2 + cotas de fundos de renda fixa + operações com títulos federais
M4= M3 + títulos públicos federais, estaduais e municipais.
2. Quem são os ofertantes de moedas no mercado?
A oferta monetária de uma economia é dada pelo próprio Banco Central, que detém o monopólio da moeda manual (papel moeda em poder do público), e os bancos comerciais, por meio da multiplicação dos depósitos à vista.
3. Defina base monetária?
Base monetária se refere ao volume de dinheiro criado pelo Banco Central - isto é, moeda (em papel ou metálica) e reservas bancárias em poder das entidades financeiras ou depositadas no Banco Central. Trata-se de uma definição restrita da oferta de dinheiro, que diz respeito apenas às formas mais líquidas.
4. Explique resumidamente a estrutura do Sistema Financeiro Nacional.
Um sistema financeiro é composto por instituições de intermediação financeira, bem como pelas instituições de fiscalização e regulamentação. Subdivide-se em:
Sistema normativo: estabelece as regras de funcionamento do sistema financeiro nacional. As demais instituições estão sujeitas às normas e regulamentos expedidas pelas instituições que o compõem.
Sistema de intermediação: nesse subsistema estão todas as instituições financeiras e não financeiras que participam da intermediação financeira.
5. O que é política monetária. Quais são os instrumentos de Política monetária?
Política monetária é o controle da oferta de moeda