Conceitos gerais Economia
A economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões, para que os recursos escassos possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.
Necessidades Humanas:
É a ausência de algo, ou seja, é tudo aquilo que satisfaz as necessidades e desejos dos seres humanos. As necessidades humanas podem ser:
Individuais: Se alimentar, vida em sociedade.
Sociais: Transporte, segurança pública.
Primárias: Alimentos.
Secundárias: Aquelas que aumentam o bem-estar.
Para satisfazer suas necessidades, o homem recorre-se ao processo de produção de bens e serviços, para que estes possam atender suas necessidades através da produção e consumo. A produção é feita pelas as empresas (produtores) e o consumo é feito pelas as famílias (consumidores). Para a produção dos bens e serviços econômicos os agentes econômicos (famílias, empresa e o governo), devem fazer escolhas e tomar decisões que melhor atendam suas necessidades. Porém, as necessidades humanas são ilimitadas, e os recursos são limitados, ou seja, são escassos. Daí, chegamos ao objeto de estudo da
Economia, e que representa o problema fundamental a ser resolvido.
Ser Humano
Necessidades e desejos
ILIMITADOS
Renda e recursos
LIMITADOS
ECONOMIA
Estudo da economia:
ESCASSEZ, dos recusos e rendas
Análise de problemas econômicos e suas devidas soluções.
Bens e Serviços
É tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos. Conceitos Gerais de Economia
Bens
São atividades econômicas tangíveis que podem atender direta ou indiretamente os desejos e necessidades humanas. Os bens podem ser classificados em:
Livres: São ilimitados ou muito abundantes, não são apropriáveis e não tem preço. Exemplos: Água e ar.
Econômicos: São escassos, apropriáveis e têm preço. E são o objeto de estudo da economia. Exemplos: Tênis,