Economia fluxos real e monetario
De maneira simples podemos dizer que fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.
Com o auxílio do dinheiro, as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas pelos bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário.
O fluxo real e o monetário fazem com que tenha uma interação entre as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos. Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.
Os Fluxos Real e Monetário
A base organizacional dos Sistemas Econômicos é constituída de dois fluxos fundamentais. O primeiro geralmente identificado como Fluxo Real e o segundo como Fluxo Monetário. A sociedade organiza as suas atividades econômicas a partir da conjunção desses elementos. Esses fluxos, bem como suas organizações constituem uma das primeiras formas da análise econômica, destinadas a explicar a dinâmica das economias e o seu funcionamento, e podem ser assim descritos: primeiro, o Fluxo Real descreve as relações entre as unidades familiais (proprietárias de recursos, podendo ser também um indivíduo isolado) e asunidades de produção (mobilizadora dos recursos existentes, representadas pelas empresas). Em segundo lugar, oFluxo Monetário descreve o processo de geração de renda e de poder aquisitivo. Em outras palavras, são os grupos familiares constituídos por indivíduos que exercem atividades produtivas que empregam suas forças de trabalho na produção. Portanto, quanto mais recursos esses puderam