Economia - Feudalismo, Capitalismo, CSA
1) Explique com base em E. K. HUNT, como se deu a transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista, observando:
a) A estrutura hierárquica do modo de produção feudal;
Nobres ou senhores feudais, servos (artesãos ou camponeses), reis e clero, a estrutura hierárquica do feudalismo tinha como base tal estrutura, passando por diversos abalos ao seu decorrer antes de chegar a sua degradação.
Senhores feudais eram os donos dos feudos e possuíam enorme força política, por consequência, traziam uma dependência financeira de classes mais baixas (servos), tinham a obrigação de fornecer o uso da terra e a proteção a eles, recebendo em troca uma mão-de-obra agrícola e o trabalho doméstico de algumas mulheres.
b) As transformações na estrutura agrária e os avanços tecnológicos;
Uma das mais importantes transformações da idade média foi a substituição do sistema de plantio de dois campos para o sistema de três campos, onde eram divididos três lotes de terra; terras não cultivadas ficavam em repouso visando uma adubação, enquanto as já adubadas serviam para a plantação de alimentos (trigo, aveia, etc.). Houve também a substituição de bois por cavalos para o arado e o cultivo dos campos; cavalos eram mais controláveis, rápidos e ágeis que os bois. Um arado puxado por uma parelha de bois exigia três homens para controlá-lo, ao passo que um arado puxado por um cavalo podia ser operado por um homem só. Sendo assim, acabou gerando um melhor aproveitamento da terra e dos recursos, resultando em um aumento da produção agrícola e favorecendo a exportação em grandes feiras comercias.
Com a utilização do cavalo, o transporte de homens, mercadorias e equipamentos acabou ficando muito mais eficiente, o custo do transporte foi reduzido substancialmente quando a carroça de duas rodas foi substituída pela de quatro rodas.
c) A importância das feiras e do comércio;
As feiras eram pequenos centros de intercambio, duravam de uma a várias semanas,