Anelideos zoologia I
NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
AULA PRÁTICA
ANNELIDA
Relatório apresentado aos docentes responsáveis: Alexandre de Almeida e Silva e Maria Áurea Pinheiro de Almeida Silveira como requisito parcial aprovação na disciplina Zoologia I.
Porto Velho
2013
Introdução:
Os anelídeos são animais com corpo segmentado, dividido em anéis característicos que originou o nome do grupo, e com uma cavidade corporal. Apresentam circulação fechada, órgãos excretores e respiração cutânea ou branquial. Os representantes do grupo habitam ambientes aquáticos ou em terra úmida, rica em matéria orgânica, especialmente restos vegetais. A maioria é de vida livre.
O grupo dos anelídeos é dividido em 3 grupos: dos poliquetos, oligoquetos, hirudíneos. Poliquetos: São os anelídeos que possuem o corpo com muitas cerdas( poli=muito, queto=cerdas). As cerdas localizam-se em projeções do corpo chamadas parapopódios.
Oligoquetos: O exemplo mais conhecido é a minhoca. Há minhocas com centímetros de tamanho e outras com um a dois metros de comprimento como o minhocoçu. Alimentam-se principalmente de restos vegetais, ingeridos com grandes quantidades de terra. O nome oligoqueto significa poucas cerdas (oligo = pouco; queto = cerdas).
Hirudíneos: Os representantes desse grupo são as sanguessugas, animais que como o nome diz, sugam sangue de vertebrados, sendo por tanto, parasitas.
Podem ser sexuada ou assexuada, com a fecundação interna ou externa. O desenvolvimento é sempre indireto.
Objetivos:
Dissecar um oligoqueto (minhocoçu);
Identificar suas estruturas.
Materiais e Métodos:
Lamina de barbear, Minhocoçu, Alfinetes, Placa de isopor, EPIs (luvas, jaleco), Lupa.
A minhocoçu foi posicionada na placa de isopor com a parte ventral para baixo, fixada nas partes anterior e posterior com alfinetes. Em seguida, foi feito um corte delicado na epiderme, lateralmente, aos poucos