Economia exercicio
Valor do trabalho
GOSTEMOS OU não, há algumas idéias que foram sendo internalizadas pelos indivíduos, que, por sua própria ação, se transformaram lentamente em "cidadãos", quer dizer, exigentes de liberdade, de justiça e de um nível razoável de igualdade. A organização social foi incorporando instituições que, dinamicamente, levaram à construção daqueles valores, mas que, também, proviam a subsistência dos cidadãos. A maximização do bem-estar geral exige não apenas o exercício da liberdade, a sensação de segurança e justiça, o sentimento de inclusão produzido pela relativa igualdade mas também, e significativamente, a eficiência da estrutura produtiva.
O processo histórico seletivo, quase biológico, que transformou o indivíduo em cidadão mostrou que o mais eficiente sistema produtivo compatível com a liberdade individual é a economia de mercado, o que se chama de "capitalismo". ...... É isso que inspira o pensamento keynesiano: todos têm o direito (não o "favor") de exercer um trabalho decente, o que, infelizmente, a "mão invisível" não pode garantir.
ANTONIO DELFIM NETTO coluna da Folha de São Paulo opinião de 19/09/2007
Com base no texto e nos seus conhecimentos adquiridos na disciplina, responda:
a) Qual a diferença entre o sistema capitalista e socialista ? b) Quais as diferenças entre o pensamento de Keynes e de Adam Smith ( “mão invisível”)
2ª questão
“A principal motivação para um brasileiro pagar o dobro do preço por frutas e legumes orgânicos não tem respaldo científico: na percepção leiga, esse tipo de alimento seria mais saudável por ter dispensado agrotóxicos ou fertilizantes químicos enquanto era cultivado. As pesquisas já concluíram não haver nenhuma evidência disso. Ainda assim, o mercado de orgânicos no Brasil cresce a um ritmo de 50% ao ano e já é o quinto maior do mundo.” Fonte : Veja de 14/02/2007
Se a oferta de produtos orgânicos se mantiver constante enquanto a demanda por eles aumenta ,