Economia do trabalho
TRABALHO 1
TEÓRICA
(10)
1. O que é a economia do trabalho e que tipo de questões são analisadas pelos economistas do trabalho? 2. Qual é a diferença entre economia positiva e normativa em economia do trabalho e porque é que as questões positivas são mais fáceis de responder do que as questões normativas?
3. Indique outros factores ignorados no gráfico1 do mercado de trabalho de engenheiros.
4. Porque é que os economistas do trabalho estudam os determinantes do salário usando o seu logaritmo natural?
5. Suponha que estimou uma recta de regressão linear simples do salário em relação aos anos de escolaridade e obteve um R quadrado próximo de 70%. Em economia de trabalho o que lhe traduz esta estatística? PRÁTICA
(10)
1. Suponha a curva da oferta inversa de gestores de recursos humanos dada por W = 20 + 5L e a curva da procura inversa de gestores de recursos humanos por W = 56 – 4L. Com W = Salário diário auferido por cada gestor contratado em euros e L = Número de gestores recrutados por semana:
a) Encontre, algébrica e graficamente, o emprego e o salário de gestores de equilíbrio.
b) A curva da oferta inversa de gestores expandiu-se (entram no mercado de trabalho mais recém-licenciados) e tem a forma de W = 11 + 5L. Exponha, analítica e graficamente, a nova combinação emprego e salário de equilíbrio.
c) Qual é o acréscimo percentual dos custos salariais semanais para as empresas que recrutam gestores de recursos humanos se estes trabalharem 5 dias por semana (compare com os valores óptimos encontrados nas alíneas a e b)?
2. Utilizando a informação, em anexo, extraída do Anuário Estatístico da Região Centro 2006 determine: a) A taxa de actividade entre os 15 e os 44 anos no país.
b) A percentagem de activos entre os 35 e os 44 anos na Região Centro.
c) A taxa de emprego feminina entre os 25 e os 34 anos em Portugal.
d) A taxa de desemprego em indivíduos com pelo menos