Economia de Escala
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
Campos de Júlio - MT
2014
ECONOMIA GERAL II
Campos de Júlio - MT
2014
Trabalho Apresentado para a disciplina Economia Geral II, no curso de Bacharel em Ciências Contábeis, do Programa Parceladas Licenciatura Plena e Bacharelado Núcleo Pedagógico de Campos de Júlio-MT-UNEMAT, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina.
Prof. Douglas B. Heissler
Campos de Júlio/MT
2014
Sumario
Introdução
Medidas de produtividades.
Produção. É a atividade econômica que fornece valor agregado, criação e fornecimento de bens e serviços, ou seja, é a criação de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, criar valores. Produtividade. Produtividade é a redução do tempo gasto para executar um serviço, ou o aumento da qualidade de produtos elaborados, com a manutenção dos níveis de qualidade, sem o acréscimo de mão-de-obra ou aumento dos recursos necessários.
Economia de escala
Oque é economia de escala.
Economia de escala é o aumento da produção e a redução de custos, ou seja, é aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, procurando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços.
Ela ocorre quando a expansão da capacidade de produção de uma empresa ou indústria provoca um aumento na quantidade total produzida sem um aumento proporcional no custo de produção. Como resultado, o custo médio do produto tende a ser menor com o aumento da produção. Mais especificamente, existem economias de escala que, quando se aumentam os fatores produtivos (trabalhadores, máquinas, etc.), a produção aumenta mais do que proporcionalmente.
Podemos afirmar que existem economias de escala quando a quantidade produzida aumenta,