Economia da ucrânia
Agricultura
A exploração intensiva dos solos negros e férteis (que cobrem quase 65% do país) do cinturão agrícola ucraniano tornaram o país num grande produtor de trigo e beterraba, sendo chamada muitas vezes de "Celeiro" da antiga URSS. Outros cultivos importantes são: cevada, milho, leguminosas, batata, aveia, centeio, painco e trigo sarraceno. As maiores culturas industriais são as de beterraba e de semente de girassol. Cultivam-se frutas e hortaliças nos arredores das grandes cidades. A criação de gado bovino e suíno é praticada em todo o país.
A agricultura é um setor muito importante da economia do País. Com 32 milhões de hectares de solo arável (56% da superfície total do país), de que serão de salientar terras de grande riqueza produtiva (as famosas "terras negras" ou "tchornozems" ricos em húmus), e um clima propício, a Ucrânia foi historicamente conhecida como "o celeiro da Europa".
Recursos minerais
A Ucrânia conta com ricas jazidas de minério de manganês no Donbas. Essa região é o centro industrial do país e um dos principais complexos minero-metalúrgicos e de industria pesada da Europa. A Ucrânia é também um importante produtor de gás natural e de petróleo, embora as reservas desses combustíveis fósseis tenham sido excessivamente exploradas durante o período soviético.
Indústria
O Donbas apresenta também indústrias metalúrgicas altamente desenvolvidas, que produzem ferro e aço em grandes quantidades.
A Ucrânia tem uma potente indústria pesada. Nos últimos anos foi registado um rápido crescimento na indústria, sobretudo na indústria de produtos alimentícios. Entre os bens mais competitivos no mercado estão os foguetes-lançadores espaciais ucranianos, bem como os aviões de carga do Consórcio "Antonov", incluindo os mundialmente conhecidos "Ruslan", "Mriya"