Economia da india
Taxa de analfabetismo: 37% (2006).
Renda per capita: US$ 3.500 (estimativa 2010).
IDH: 0,554 (Pnud 2012).
Produtos Agrícolas: arroz, algodão em pluma, chá, castanha de caju, juta, café, especiarias, cana-de-açúcar, legumes e verduras, trigo, feijão.
Pecuária: bovinos, ovinos, caprinos, suínos, eqüinos, camelos, búfalos, aves.
Mineração: asfalto natural, minério de ferro, diamante, carvão,.
Indústria: têxtil, química, medicamentos,alimentícia, siderúrgica (ferro e aço).
PIB: US$ 4,04 trilhões (estimativa 2010)
Força de Trabalho: 478 milhões de trabalhadores (estimativa 2010)
A economia da Índia é a 10º maior economia do mundo. O PIB do país, em 2007, chegou à casa dos U$800 bilhões, com um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. E a 2ª que mais cresce no mundo. Apesar da desigualdade social no país, não tem diminuído e sim aumentado. O PIB per capita da população indiana, em 210, foi de U$3,500 . A taxa de inflação foi de 5,9% ao ano em 2010.
O responsável pelo crescimento econômico na Índia é o setor de serviços, mais o setor agrícola e responsável por 3 em cada 5 empregos no país. Contudo, o índice de desemprego na Índia foi de 6,5% em 2011
A agricultura mais comuns são: arroz, trigo, algodão, chá,cana de açúcar, sementes oleaginosas, especiarias, legumes e verduras. A criação de aves, cabras, ovelhas, búfalos e peixes também são bem comuns na Índia.
A mineração é o minério de ferro: carvão, diamante, cromita e asfalto natura. A indústria na Índia está cada vez mais diversificada. As áreas que mais se desenvolvem são as seguintes: aço, equipamentos e máquinas, cimento, fertilizantes, têxteis, alumínio, biotecnologia, produtos químicos, softwares e medicamentos.
Como destaque para a indústria cinematográfica anualmente e a que mais tem produzido filmes. A qual é chamada de Bollywood, em referência a cidade de Bombaím, (antiga Mumbai) e a Hollywood.
A economia da Índia passou a crescer após as reformas econômicas que