Economia Contemporânea 5
Aluna: Andreza Soares Goulart
Capítulo 14
1) Que fatores estimularam o início da discussão sobre abertura comercial na América Latina? E em que época isso ocorreu?
Nos anos 1980, acreditava-se que a abertura era inevitável, devido ao esgotamento do processo de substituição de importações , acredita0se, então, que o livre comercio poderia proporcionar desenvolvimento com a melhoria da qualidade de vida da população e gerar crescimento econômico advindo da melhor eficiência alocativa dos fatores de produção. A ponte as principais características dos planos de estabilização Collor I e II.
Ambos os panos implicaram na retração do nível de atividade econômico O primeiro em 1990 combinava confiscos dos depósitos a vista e aplicações financeiras com prefixação da correção dos preços e salários, cambio flutuante, tributação ampliada sobre as aplicações financeiras “reformas administrativas” (*fechamento de órgãos públicos e demissões de grande número de funcionários. O objetivo era reduzir drasticamente a dívida interna com os resultados inicialmente positivos, mas de efeitos passageiros.
Color II foi adotado em 1991 em situação de desespero devido á reaceleração da inflação. Lançou-se mão descongelamento de preços e salário, além de novas medidas de contração monetária e fiscal. Os efeitos foram uma forte recessão aumento do desemprego queda dos salários reais e da massa salarial.
2) Quais foram as peculiaridades da abertura econômica brasileira? Em que a diferiu de outros países em desenvolvimento?
Em 1988, o Brasil iniciava sua reforma comercial com a eliminação dos controles quantitativos e administrativos sobre suas importações e uma proposta de redução tarifária. Essa abertura se intensificou a partir de 1990 com redução tarifária de importação e exportação, além da eliminação de várias barreiras não- tarifárias (dentre as quais, a Lei do Similar Nacional e os Programas Especiais de Importação).
Em função do quadro de instabilidade da